SP3 - Tablets para aprender matemática: potencialidades e desafios.

Formadoras: Elsa Fernandes, Cristina Lopes, Sónia Abreu e Sónia Martins

Resumo:
As nossas crianças vivem atualmente num mundo altamente tecnológico e o acesso a dispositivos móveis, tais como tablets, faz parte da sua realidade quotidiana. No entanto, a sua utilização em contexto escolar ainda está longe de se tornar efetiva.
As investigações realizadas nesta área apontam várias vantagens para a sua utilização como ‘ferramenta para aprender. O tablet apresenta várias potencialidades num único dispositivo móvel, tais como: câmara fotográfica, gravador de áudio e vídeo, acesso à internet e a inúmeras aplicações gratuitas que promovem a criatividade, a comunicação e o trabalho colaborativo por parte dos alunos.
Nesta sessão prática, pretendemos equacionar a utilização pedagógica dos tablets nos primeiros anos de escolaridade, com enfoque na matemática, realizando algumas propostas educativas com recurso a esta ferramenta tecnológica, complementando com a reflexão conjunta acerca das potencialidades e desafios do seu uso.