SP9 - Jogos Matemáticos

Formadora: Márcia Furtado

Resumo:
“Não há homens mais inteligentes do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que reside o espírito se manifesta mais livremente. Seria desejável que existisse um curso inteiro de jogos tratados matematicamente.” Leibniz


Os jogos são fonte de conhecimento, de entretenimento e tantas vezes de sabedoria. Muitos jogos são direcionados para a exploração de diversos conceitos matemáticos, uns com ênfase no cálculo, outros em determinados temas de geometria, … No entanto, existem jogos que aparentemente não recorrem à Matemática, mas apresentam regras que permitem estimular o raciocínio lógico-matemático, aquando da definição de uma tática de jogo vencedora.
Na sessão prática intitulada “Jogos de Estratégia” pretende-se dar a conhecer uma panóplia variada de jogos que aliam o raciocínio à estratégia. Adotar-se-á uma metodologia que privilegie a participação ativa dos formandos. Jogos como o Abalone, o Rummikub, o Pylos, o Quoridor, o Quarto, o Othello, o Semáforo, o Avanço, o Rastros, o Hex e Gatos e Cães, são alguns dos jogos a explorar junto dos formandos, sendo que alguns deles fazem parte do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM).